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No mercado contábil já é realidade que exista uma relação a longo prazo entre empresários contábeis e seus clientes.
Durante esse tempo, também é natural que haja diversas mudanças para ambos, necessitando, assim, de ajustes para que haja a continuidade no relacionamento profissional.
O empresário contábil e vice-presidente do SERAC, Jhonny Martins, explica que é natural que muitos negócios pequenos cresçam ao longo dos anos, gerando, assim, mais complexidade do ponto de vista contábil.
Segundo afirma, se uma empresa cresce, suas obrigações aumentam, assim como os lançamentos, a quantidade de notas fiscais e a receita.
“É por isso que não dá para o empresário contábil continuar cobrando a mesma coisa que cobrava no início”, pondera.
Levando isso em consideração, é fundamental que haja um posicionamento por parte de quem faz a contabilidade, gerando organização e transparência.
“É preciso que o contador mostre para o cliente o quanto ele cresceu ao longo do período em que têm essa parceria. Nada será mais justificável do que mostrar uma timesheet com a evolução do trabalho ao longo dos anos. Com isso, o empresário pode explicar a necessidade de reajustar de honorários e custos”, orienta.
Martins entende que o empresário contábil deve manter sua posição se o cliente não quiser pagar o valor justo.
“Preço é posicionamento e confiança, portanto, se ele não aceitar o que foi colocado, não vai funcionar. É algo que não terá futuro. Esse é o momento do contador optar por não continuar com esse cliente, pois é apenas escolhendo os clientes certos para o negócio que se torna possível estabelecer uma parceria sólida onde ambos vão prosperar”, finaliza.
Assim, confira abaixo quais são as quatro justificativas para aumentar os honorários contábeis: